quarta-feira, 10 de abril de 2013

A Verdadeira história de Venado Tuerto



      Começando o dia com o primeiro pneu furado da viagem, saimos eu e mano o Malta a procura de uma borracharia (gomeria). Duas quadras adiante a encontramos e enquanto o conserto era efetuado, começamos o papo animado com os argentinos, como de costume no interior deste grande país, resolvemos perguntar o porquê deste nome da cidade.
       A muitos anos, a região era habitada por indígenas que, incomodados com a invasão dos colonizadores, empreendiam ataques desde o bosque até a povoação fortificada ali então existente. Consta que, no limite deste bosque, havia um veado que tinha um dos olhos vazados talvez por uma flechada. Vindo o ataque dos índios, este veado disparava em campo aberto, nas cercanias do forte e as pessoas de lá avistavam este animal, correndo as vezes desorientado. Gritavam, “mirem, el venado tuerto – cieren lós portones!”.
     Aprendemos também que “torto”, significa caolho e que “rengo”, seria manco na linguagem local.
E assim, mais uma cidade visitada e uma boa impressão que fica desfazendo uma imagem equivocada que muitos poderiam ter: o povo no interior da Argentina é muito receptivo, amável, e eu diria que até que são gente muito simples. Muito curiosos e de boa prosa quando o assunto era a nossa viagem, de onde vínhamos e para onde estávamos indo. Enfim, uma experiência muito gratificante e uma oportunidade preciosa para praticarmos a língua que predomina nos países da América do Sul.

Um comentário:

  1. Sejan bien venidos a nuestra ciud Brasilenha,los esperamos con mucho gusto.

    ResponderExcluir